As instalações da Igreja Assembléia de Deus, mantenedora da Escola Daniel Berg, ficaram lotadas por alunos e familiares durante o culto de Ação de Graças, realizado neste sábado (16), em comemoração aos 25 anos da escola. O evento contou com apresentações de cânticos de alunos e colaboradores.
Com discursos emocionados, os dirigentes relembraram a história da instituição e agradeceram a confiança de todos. “Não poderíamos ter outra atitude nesse momento, senão nos reunir para agradecer a Deus, aos pais e demais familiares por confiar a nós os vossos filhos”, disse o pastor Roberto Varjão, presidente da mantenedora.
A diretora pedagógica Ivonete Luchtenberg, que está a frente da escola desde sua criação, agradeceu aos pais, alunos e colaboradores. “É uma alegria para nós, ver aqui hoje adultos que estiveram conosco desde a infância, antigos colaboradores, alunos que já são pais de alunos e tantas outras pessoas que ajudaram a construir a nossa história”, disse.
O pastor Nelson Luchtenberg, diretor administrativo e fundador da escola, disse que o trabalho é árduo, mas também muito gratificante. Ele lembrou que a qualificação acadêmica é muito importante, mas que está convicto de que na Educação prevalece a vocação. Citou inclusive o nome de sua professora das séries iniciais, Ivone Barbizan, que segundo ele, de alguma forma influenciou sua paixão pela educação.
Nelson Luchtenberg também agradeceu a compreensão e o apoio dos demais dirigentes da Igreja, na época da criação da escola. “Chegamos a 1.500 alunos e apesar de não ser essa a nossa ambição, estamos seguros de que com a humildade do trabalho que aqui é feito, se ampliarmos o nosso espaço físico, temos uma lista de espera para aumentar significativamente esse número”, disse.
O pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista,doutor em Teologia Sistemática, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal e presidente do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), foi o palestrante convidado da noite. Ele já foi integrante também do quadro de professores do Colégio Militar de Brasília, que tem mais de 5 mil alunos, lecionando e atuando como coordenador de disciplina.
Parabenizando a iniciativa da igreja e de todos que se comprometeram com a criação da Escola Daniel Berg, Douglas Roberto disse que se sentia feliz por ver o sucesso do projeto. Usando dados estatísticos, ele falou sobre a atual crise de qualidade, valores e princípios que atingem a área da educação. “Ter a disposição uma escola desse nível é um privilégio de poucos”, disse ele, afirmando que o objetivo do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil é o de multiplicar iniciativas como a de Cacoal por todo o País.